BANNER 468X60
::.. SINOPSE DO ENREDO ..::
G.R.E.S. AMIZADE ZONA LESTE - CARNAVAL 2015
Enredo: Xangô - O Rei da Justiça

O Grêmio Recreativo
Autor: Não Informado

INTRODUÇÃO

Neste carnaval vamos falar de XANGO a luz da importação da mão de obra escrava no continente americano (Brasil e Estados Unidos) e principalmente a fé dos negros no Orixá da Justiça (XANGO) que os acompanhou nos navios negreiros, em um enredo exatamente do tamanho da nossa escola, sem lamento ou polemica, retratando apenas fatos reais.

ENREDO

Após o descobrimento da América, os escravocratas importaram nossos irmãos africanos através dos navios negreiros, diante da ausência de mão de obra na colonização e posterior extração das riquesas.
Durante todo o período da escravidão os negros trabalhavam muito, eram cruelmente castigados com chibatatadas e colocados em banheiras com água e sal para uma dolorosa e rápida cicatrização.
Sua alimentação era a base dos restos e partes dos animais que os senhores não gostavam de consumir, foi quando então surgiu a famosa e saborosa feijoada. 
Mesmo diante de tanto sofrimento, os escravocratas esqueceram que o único alento que os negros tinham contra a segregação que estavam sofrendo era a fé nos orixás, principalmente em XANGO que é o Orixá da justiça.
Em 13 de maio de 1888 no Rio de Janeiro a Princesa Isabel promulgou a Lei Aurea, que aboliu a escravidão. Nos dias de hoje os devotos aos orixás acreditam que a Justiça de Xango transformou os filhos e netos dos últimos escravos nos maiores e mais poderosos homens do planeta.
Sendo alguns deles o presidente Americano Barack Obama, o presidente do nosso Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa e é claro Pelé, o nosso Rei do futebol.


HISTÓRIA ::..::DADOS ::..:: CARNAVAIS ::..:: HINO ::..:: CURIOSIDADES
 
 
 


:: SASP - SOCIEDADE DOS AMANTES DO SAMBA PAULISTA ::
WWW.CARNAVALPAULISTANO.COM.BR
SASP - UMA ENTIDADE COM DIFERENCIAL !!

Copyright ©2000-2024 | Todos os Direitos Reservados