INTRODUÇÃO
Senhores compositores, esta sinopse tem por objetivo esclarecer e explanar nossa proposta de tema-enredo para o carnaval 2013, por isso está escrita de forma clara e objetiva pontuando os principais temas a serem destacados na passarela sagrada do carnaval e, portanto para serem enaltecidos na composição do samba de enredo.
Desde já a nação vermelho e branco de Itaquera agradece a participação de todos os compositores e deseja sorte e inspiração na composição dos sambas de enredo já que temos a enorme consciência da importância do trabalho dos senhores para engrandecer nosso desfile e dar voz a nossa proposta.
Mais uma vez a Leandro de Itaquera humildemente agradece, desejando a todos boa sorte e rumo ao carnaval 2013.
“O bom samba é uma forma de oração”
Vinicius de Moraes
ARGUMENTO
Até pouco tempo, as pessoas custavam a crer que a África um dia tivesse erguido civilizações. Mas hoje temos consciência que o continente africano foi o berço da raça humana e o palco de algumas das nossas primeiras expressões culturais.
Hoje vivemos numa nação continental, linda por natureza, multicultural e miscigenada onde o encontro de três grandes etnias fez do Brasil um país único. Este encontro entre o índio dono da terra, o branco colonizador e o negro trazido da África para o trabalho, formou a nossa essência brasileira.
Para desfazer uma das grandes lacunas da nossa história, a Leandro de Itaquera traz para o carnaval de 2013 mais um tema que exalta a brasilidade e o orgulho de sermos miscigenados e afros descendestes no sangue e na cultura.
Durante mais de 480 anos da nossa história o negro ora escravo e depois liberto contribuiu para o nosso crescimento como nação e com a força do seu trabalho e sua cultura, hoje tão enraizada no nosso dia a dia: dança, música, arte, religião, culinária, manifestações folclóricas e é claro no nosso jeito de ser, sambista e carnavalesco, esbanjando alegria e calor humano.
É com esta alegria, alegria do samba, do carnaval, do negro, do brasileiro, é que a Leandro de Itaquera tem a honra de trazer para o carnaval de 2013 o enredo: “O LEÃO GUERREIRO MOSTRA SUA FORÇA! É A GARRA E A BRAVURA DO NEGRO NO QUILOMBO DA LEANDRO DE ITAQUERA”, e com ele com certeza mostraremos o quão rico e grande é o nosso carnaval, a nossa cultura popular já que nós aqui de Itaquera nos orgulhamos de sermos afros brasileiros.
“... As raízes fincadas em solo estrangeiro
Crescem fortes e guerreiros
Levando adiante a alegria
Que um dia foi um soluçar de dor.”
Cesar Moura
PRIMEIRO SETOR
“Com as bênçãos de Mãe África os tambores da Zona Leste anunciam a chegada do Leão Guerreiro na avenida.”
O Leão Guerreiro de Itaquera está despertando para mais uma luta, para mais uma disputa e para mais uma conquista, ele está com sede de vitória.
Os tambores sagrados da Zona Leste ecoam anunciando a chegada da Leandro de Itaquera na avenida que traz consigo e sob as benções de Mãe África, continente berço da existência humana, a garra e a bravura do negro que no Brasil sempre preservou sua cultura.
O Leão Guerreiro da Zona Leste anuncia a chegada da corte negra de Ganga Zumba grande rei da resistência negra no Brasil, formador de um dos maiores quilombos no Brasil: Palmares, uma nação negra dentro do Brasil, rompendo barreiras e resistindo pela força e pela bravura a dura escravidão negra brasileira.
É com a essência e a majestade de Ganga Zumba rei negro dentro do Brasil e com a força do guerreiro Zumbi que a Leandro de Itaquera anuncia o seu carnaval que exaltará a cultura negra e afro brasileira em toda sua maestria e dignidade.
Salve Ganga Zumba, salve Zumbi dos Palmares, salve Mãe África, salve o negro brasileiro e o solo sagrado do carnaval paulistano.
Axé!!!
“... Negro entoou
Um canto de revolta pelos ares
No Quilombo dos Palmares
Onde se refugiou...”
Trecho de “Canto das Três Raças” – Paulo Cesar Pinheiro
• Pontos importantes:
- África – berço da nossa existência, Os guerreiros africanos, Quilombo dos Palmares – resistência negra, Ganga zumba – “o grande rei de Palmares”, A corte de Ganga zumba no carnaval paulistano, Zumbi – “o grande guerreiro negro”, Os tambores da Zona Leste, Itaquera – solo sagrado – resistência negra, O despertar do “Leão Guerreiro”.
SEGUNDO SETOR
“A Força do Negro, que com braço forte construiu o nosso Brasil.”
Durante mais de trezentos anos o negro foi trazido da África para trabalhos forçados no Brasil. De lá vieram negros africanos de várias etnias, de várias nações que foram importantes para a nossa formação cultural afro brasileira, onde destacamos os negros da etnia Banto, Iorubá e Jêje.
Esses negros mesmo escravizados nunca deixaram de lado a sua essência cultural e preservaram todos os seus costumes.
Foi através da força do negro no trabalho escravo que tivemos a alvorecer das riquezas do nosso Brasil, no cultivo da cana no Nordeste, na extração do ouro nas Minas Gerais e centro do Brasil e na cultura do café no Sudeste brasileiro.
Sem duvida não seriamos nada sem o braço forte do negro escravo que além do trabalho e da construção da riqueza do nosso país não se rendeu a escravidão preservando suas raízes africanas.
“Era um sonho dantesco... o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar.
Tinir de ferros... estalar de açoite...
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar...”
Trecho de “Navio Negreiro” – Castro Alves
• Pontos importantes:
- O tráfico negreiro, As nações africanas no Brasil, A nação Banto, A nação Iorubá, A nação Jêje, O negro construindo as riquezas do nosso Brasil, O ciclo do açúcar, O ciclo do ouro, O ciclo do café.
TERCEIRO SETOR
Seja na Religião, nas Artes, na Culinária ou em suas Festas , o Negro mostra a sua cultura, sua alegria e seu valor.”
O Negro no Brasil sempre soube e conseguiu resistir e preservar a sua cultura e com a imensa miscigenação cultural temos esta cultura presente hoje fortemente no nosso dia a dia.
O negro resistiu através da sua religião preservando as suas crenças e cultos nos seus deuses onde exaltamos a presença do Candomblé, e todas as suas “nações”: Ketu, Jêje, Nagô, Fon, etc., espalhadas e cultuadas por todo o Brasil com milhares de adeptos. O Negro também resistiu com o sincretismo religioso e o surgimento da Umbanda, religião tipicamente brasileira e de origem negra africana, com a mistura de elementos do Candomblé com os seus deuses, da Igreja Católica e seus santos e a religiosidade e doutrina Kardecista.
No Brasil vemos também a resistência da cultura africana enraizada em vários segmentos: na dança, na nossa ginga, na nossa musicalidade, nas várias manifestações folclóricas espalhadas por todo Brasil como: o Maracatu, a Congada, o Maculelê, entre muitas outras, na nossa culinária, nas artes, e sem esquecer é claro no samba e no nosso carnaval, motivo maior de nossa existência.
Com isso somos sem duvidas um país extremamente miscigenado e culturalmente afro brasileiro, sendo a nação mais africana fora da África.
“... Na Minh’alma ficou
O samba
O batuque
O bamboleio
E o desejo de libertação.”
Trindade, 1961
• Pontos importantes:
- Resistência religiosa do negro – o candomblé, O sincretismo religioso – a umbanda, Resistência e miscigenação cultural, O negro e as festas populares, A culinária de origem negra, A arte africana no Brasil.
QUARTO SETOR
“A Resistência do Samba e o Quilombo Leandro de Itaquera”
A Leandro de Itaquera em seus 30 anos de história no carnaval paulistano sempre mostrou muito bem a sua vocação para o desenvolvimento de temas enredos voltados a cultura africana e afro brasileira, e isso não é por acaso, sem duvida hoje a Leandro de Itaquera por sua história e por sua tradição no carnaval representa um ponto de resistência da cultura negra e um ponto de resistência do samba e do carnaval, preservando até hoje as tradições, um verdadeiro “Quilombo do Samba Paulistano”.
É neste clima de festa e de comemoração em prol da cultura negra no Brasil que a Leandro de Itaquera “pede passagem” as nossas co-irmãs do samba e mostra nossa história cultural negra no carnaval de São Paulo, relembrando cinco grandes carnavais e cinco grandes momentos da nossa história em defesa do samba e da cultura negra.
Em 1988 a “Vermelho e Branco” da Zona Leste com apenas seis anos de existência mostra a sua força conquistando uma vaga no grupo de elite do carnaval paulistano com o tema enredo: “ELO DA PAZ, O ARCO-ÍRIS DE OXUMARÊ, FESTA NA SENZALA”, exaltando a cultura e religiosidade do negro brasileiro e sendo campeã do grupo de acesso daquele ano.
No ano seguinte 1989 a Leandro de Itaquera reforça esta sua conquista num carnaval inesquecível: “BABALOTIM, A HISTÓRIA DOS AFOXÉS”, carnaval este que até hoje esta na memória dos sambistas de São Paulo por ser um carnaval marcante, divisor de águas e com seu samba cantado por muitos e considerado um dos melhores sambas de enredo das últimas décadas.
Em 1992 a Leandro traz para a avenida mais um tema afro: “BATUQUE, A FORÇA DE UMA RAÇA”, num carnaval memorável e até hoje um hino dentro da nossa comunidade de Itaquera.
Já em 1996 amargando estar novamente no grupo de acesso trás para a passarela do samba o enredo: “300 ANOS DE ZUMBI, A FESTA É NOSSA”, dando a volta por cima e num grande campeonato retoma o seu lugar ao grupo especial do carnaval paulistano.
Em 2008 também no grupo de acesso a Leandro de Itaquera conquista novamente seu lugar entre as grandes escolas de São Paulo com o tema: “AFRO BAHIA, DA REVOLTA DOS MALÊS AO ESPLENDOR DE UM NOVO DIA, A ROMA NEGRA INVADE ITAQUERA NESTE DIA DE ALEGRIA”, mais um carnaval memorável exaltando este imenso Brasil de herança africana e de essência afro brasileira.
Para o carnaval de 2013 reforçaremos mais ainda esta nossa identidade negra no carnaval paulistano, pois acreditamos da cultura do samba, do carnaval e nesta raiz brasileira miscigenada e afro brasileira onde : “O LEÃO GUERREIRO MOSTRA A SUA FORÇA! É A GARRA E A BRAVURA DO NEGRO NO QUILOMBO DA LEANDRO DE ITAQUERA”.
Pedimos a benção e o axé de Mãe África, e saudamos o nosso povo, nossa cultura e nosso carnaval. Axé!!!
“... Axé pra quem tem fé, e quem não tem...Axé para você também.”
Trecho do samba de enredo de 1989 da Leandro de Itaquera
• Pontos importantes:
- A musicalidade, ritmo e a ginga do negro, O samba como forma de resistência, Escola de Samba – zona da paz, ponto de resistência da cultura negra, Carnavais afros da Leandro de Itaquera, “Elo da Paz – O Arco-íris de Oxumarê, Festa na Senzala", “Babalotim – A História dos Afoxés”, “Batuque – A força de uma raça”, “300 anos de Zumbi – A festa é nossa”, “Afro Bahia – Da revolta dos Malês ao esplendor de um novo dia, a Roma negra invade Itaquera neste dia de alegria", O Leão Guerreiro da zona leste “pede passagem” em homenagem ao samba e suas coirmãs, Leandro de Itaquera – “Quilombo do samba paulistano”.
MONTAGEM TÉCNICA
PRIMEIRO SETOR: “Com as bênçãos de Mãe África os tambores da Zona Leste anunciam a chegada do Leão Guerreiro na avenida.”
• Comissão de Frente: “Os Guerreiros de Zumbi”
• Primeiro Casal de Mestre-Sala / Porta Bandeira (Pavilhão Oficial): “Com as bênçãos de Mãe África”
• Ala 01 (Baianas): “Mãe África, berço da nossa existência”
• Carro Abre-Alas: “O Leão Guerreiro da Zona Leste convoca a corte de Ganga Zumba, nosso grande rei neste carnaval.”
SEGUNDO SETOR: “A Força do Negro, que com braço forte construiu o nosso Brasil.”
• Ala 02: “A Nação Banto”
• Ala 03 (Bateria): “Com as bênçãos de Xangô, a Nação Iorubá”
• Ala 04: “A Nação Jêje”
• Casal de Mestre-Sala / Porta-Bandeira: “As Riquezas da Terra Brasil”
• Ala 05: “As riquezas do nosso Brasil 1 – Ciclo do Açúcar”
• Ala 06: “As riquezas do nosso Brasil 2 – Ciclo do Ouro”
• Ala 07: “As riquezas do nosso Brasil 3 – Ciclo do Café”
• Carro 02: “A força do Negro e a construção das riquezas do nosso Brasil.”
TERCEIRO SETOR: “Seja na Religião, nas Artes, na Culinária ou em suas Festas , o Negro mostra a sua cultura, sua alegria e seu valor.”
• Ala 08: “O Candomblé e a Religiosidade do Negro”
• Ala09: “A Umbanda e o Sincretismo Negro”
• Ala 10: “A dança e Musicalidade do Negro”
• Casal de Mestre-Sala / Porta-Bandeira Mirim: “O Rico Folclore Brasileiro”
• Ala 11: “Congadas, Maracatus, Maculelês: As festas de origem negra no Brasil”
• Ala 12: “A Culinária de origem Africana”
• Ala 13: “As Artes Negras no Brasil”
• Carro 03: “O Negro e a Miscigenação Cultural – Orgulho de sermos Afro-Brasileiros.”
QUARTO SETOR: “A Resistência do Samba e o Quilombo Leandro de Itaquera”
• Ala 14: “1988 – Elo da Paz, o Arco-íris de Oxumarê, Festa na Senzala”
• Ala 15: “1989 – Babalotim, a História dos Afoxés”
• Ala 16: “1992 – Batuque, a Força de Uma Raça”;
• Ala 17: “1996 – 300 anos de Zumbi, a Festa é Nossa”
• Ala 18: “2008 – Afro Bahia, da Revolta dos Malês ao Esplendor de um novo dia, a Roma Negra Invade Itaquera neste Dia de Alegria”;
• Casal de Mestre-Sala / Porta Bandeira (Pavilhão de Enredo): “O Quilombo da Leandro de Itaquera”;
• Ala 19 (Velha Guarda): “Leandro de Itaquera pede Passagem em Respeito às Tradições”
• Carro 04: “É carnaval e o Negro está em festa, exaltando a tradição e o Quilombo do Samba Paulistano – Leandro de Itaquera.” ( Ala das crianças (na quarta alegoria) – “A nossa vermelho branco do amanhã ) Rodrigo Cadete / Fabio Flisch
DISPUTA DE SAMBA-ENREDO 2013/ REGULAMENTO
"O Leão Guerreiro Mostra Sua Força!
É a Garra e a Bravura do Negro no Quilombo da Leandro de Itaquera"
Organização: Ala dos Compositores (Juninho Branco)
Harmonia (Fabinho)
1 – A disputa de samba-enredo será realizada todos os domingos, a partir das 19h00. Com inicio previsto para o dia 22 de Julho e final dia 18 de Agosto do ano de 2012;
2 – Serão aceitos para a disputa do concurso de samba-enredo 2013, os sambas entregues com prazo MAXIMO de entrega até as 19h00 do dia 22 de Julho de 2012;
3 – No ato da entrega do samba, também devera ser entregue: tres cds com o samba concorrente gravado (gravação de boa qualidade), com mais 50 letras do samba-enredo e a ficha de inscrição contendo os dados de todos os compositores, ate a data acima mencionada;
4 – Os sambas serão numerados conforme sua ordem de entrega;
5 – Os compositores deverão entregar letras do samba-enredo sempre que a agremiação solicitar;
6 - Não será permitido pela torcida o uso de materiais tais como: madeira, ferro, fumaça e demais materiais que leve perigo as pessoas, caso haja o descumprimento deste item o samba perderá 05 (cinco) Pontos.
7 – A ordem de apresentação será determinada por um sorteio realizado pela direção da Escola, sendo obrigatorio a presença de 01 (um) compositor de cada samba concorrente. O samba que não estiver pronto para se apresentar no momento em que for chamado perderá 2 (dois) pontos e terá nova oportunidade passando a ser o ultimo samba a se apresentar.
8 – Durante toda a eliminatória a Comissão Organizadora escolherá jurados, onde cada um dara notas de cinco a dez para letra e de cinco a dez para melodia;
9 – Cada integrante da nossa agremiação poderá julgar 3(tres) vezes durante toda a eliminatória, com exceção do presidente da agremiação, jurados tecnicos (Direção de Harmonia, Carnavalesco, Diretor da Ala dos Compositores, Direção de Carnaval);
10 – O samba ou Os sambas que forem desclassificados da disputa será anunciado sempre após o termino das apresentações aos domingos;
11 – Qualquer ato de indisciplina de um compositor ou de sua torcida (Violência ou Desrespeito), seu samba deixara de participar da disputa;
12 – Cada samba terá apenas 1 (um) microfone para ser regulado antes do inicio da sua apresentação, e mais 5 (cinco) com a mesma regulagem para todos os sambas concorrentes e 2 (dois) canais de corda;
13 – A partir do momento do anuncio do samba vencedor, esta obra passa a pertencer a Agremiação, podendo assim, sofrer qualquer alteração que a diretoria haja necessária;
14 – Todos os concorrentes que se apresentarem no palco, deverão estar trajados nas cores vermelho ou branco, não sendo cumprido este item, o samba perderá 2 (dois) pontos por componente que descumpra este item;
15 – A forma de disputa do concurso de samba-enredo e as regras serão decididas pela diretoria desta agremiação, sendo que, se a mesma achar necessário mudar, assim será feito.
16 - O Samba-Enredo que deixar de se apresentar sera automaticamente ELIMINADO da disputa.
17 - Após o inicio das eliminatórias de Samba-Enredo, o samba não podera sofrer alteração nem de letra e nem de melodia, (a não ser se a escola assim achar necessaria e solicite aos compositores de todos os sambas concorrentes, devido a nenhum samba atender ao que a Escola espera para seu Samba-Enredo);
18 – Toda a forma e regras da disputa da Grande Final de Samba-Enredo no dia 18 de Agosto com 03 (tres) sambas disputantes será definida na reunião que antecederá a data da final.;
19 – A partir deste momento todos os participantes do concurso de samba enredo desta agremiação passa a concordar e aceitar todos os termos aqui expostos.
SAUDAÇÕES VERMELHO E BRANCO
BOA SORTE A TODOS COMPOSITORES!!!!!
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