Enredo: Com Mauricio de Sousa, a Unidos do Peruche, Abre-Alas, Abre-Livros, Abre-Mentes e Faz Sonhar
Carnavalescos
Carnavalesco: Augusto de Oliveira
Justificativa do enredo:
Hoje, todo cidadão responsável deve ter preocupação com as questões que afligem a humanidade; com a responsabilidade de assumir que o cuidado com a educação e cultura, com a saúde, com a natureza deve se tornar meta universal.
O G.R.C.E.S. Unidos do Peruche, sensível a estas questões, engaja-se nesta luta e vem mostrar, no seu desfile, uma leitura da relação criador/criatura. Assim, escolhemos Maurício de Souza e sua obra para representar nossa proposta.
O objetivo da escolha foi a percepção da importância da figura de Maurício de Souza e seu engajamento na luta por metas de uma vida melhor para a humanidade.
Objetivos:
O Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Unidos do Peruche propõe para este Carnaval um desfile exuberante sem deixar de lado a preocupação com as necessidades de sua comunidade que, do alto de seus 50 anos, deverá contagiar o público, no sambódromo, com sua alegria, cadência, tradição e brilho.
Desenvolvimento:
O homem precisa rever a sua posição no mundo e ter consciência dos seus limites em relação à natureza e ao seu semelhante. O tempo passa, as gerações avançam mas a esperança é o laço que une a todos através dos tempos. O Criador fez brotar da junção da água com o barro, o humano, e deu-lhe a missão de viver em harmonia e de perpetuar a criação. Ao homem deu também o poder da criatividade para que através da sua produção possa promover o bem.
Nada melhor do que uma Escola de Samba para possibilitar o entendimento de um tema desta magnitude, em que Maurício de Souza, sua obra dinâmica e significativa será apresentada em forma de arte, difundida pelo canto e pela dança, fazendo uma correlação contemporânea com as principais necessidades da humanidade, onde a educação é fator de extrema importância.
A mão divina cria o ser e o ser faz da sua arte um veículo de integração entre os povos para tornar o mundo melhor. Estamos orgulhosos de podermos, através do carnaval, falar de Mauricio de Sousa, figura de importância universal, que utiliza a sua linguagem como veículo de transformação, onde a educação e a cultura são preponderantes neste processo.
Somente através da educação, podemos estimular a consciência, despertar o respeito e garantir a paz. A Peruche e Mauricio de Souza,se unem neste enredo em defesa do direito a Educação e do acesso à Cultura.
O desfile da escola de samba com seu poder de alcançar as massas pode e deve ser utilizado como veiculo para alertar sobre a importância da leitura e do poder que ela exerce sobre o ser humano. Com Mauricio de Souza, a Unidos do Peruche Abre-Alas, Abre-Livros, Abre-Mentes e Faz Sonhar.
Através da leitura temos a oportunidade de mergulhar em universos, onde, historia e ficção, sonho e realidade, romance e poesia, têm o poder mágico de transportar o leitor a mundos diferentes. É assim que Mauricio de Souza, leva seus pequenos leitores em viagens fantásticas, sem perder de vista o foco principal, o gosto pela leitura.
Nossa escola vai homenagear a figura de Mauricio de Souza e também profetizar a continuidade de sua obra através dos tempos, perpetuando-a através de seu desfile com mensagens de otimismo e respeito, tudo isso com uma boa dose de alegria e empolgação – combustíveis do artista e do carnaval.
Roteiro do desfile:
- Comissão de Frente – Mensageiros do nascimento;
- 1º setor – Personagens de uma infância, desenhados e vividos num universo mágico e lúdico.
- 2º setor – Tirando de letra – de personalidade a personagem, figuras humanas viram desenhos, desenhos ajudando o humano a ver a vida com mais otimismo.
- 3º setor – Solidariedade com suas Turmas, ensinando a promover a educação, cultura, lazer e o cuidado com a natureza.
- 4º setor – O cidadão do mundo – difusão de sua obra e sua relação com as necessidades da humanidade;
- 5º setor – Profetizando o futuro – Maurício e Peruche em: “Podemos mudar o mundo”.